Dando continuidade,se você esta lendo esse artigo recomendo que leia (capitador ideal partes I e II) para ficar por dentro do assunto por completo.Agora vamos falar de todos os modelos existentes.Capitadores podem ser magnéticos ou piezos.Os magnéticos são os mais usados em guitarras,vibraçoes de cordas passam pelo campo magnético e chegam ao amplificador.Já os piezos são comuns em instrumentos acústicos como o violão,na guitarra ele surgi para das características acústica ao instrumento.
Nossos capitadores para guitarra são:
Single coils
Humbucker
Capitadores ativos
Capitadores stacked
Parallel coils
P-90
Mini humbucker
Pickups blade
Jazz master
Filtertrons
Single Coils são capitadores de uma única bobina sendo de polos expostos reguláveis ou não,podem ser de uma única lâmina de metal ou revestidos por capas metálicas.
Humbucker são capitadores formados por duas bobinas de polos ajustáveis ou não,podem ter lâminas metálicas conhecidas como modelos Blade,existem também capitadores de quatro bobinas que são como se fosse dois mini humbucker somados e também humbucker com capa.
Os capitadores ativos são muito conhecidos por guitarristas do metal por terem alto ganho,a construção deles consiste em muito menos voltas de fios sobre a bobina se comparado com capitadores passivos,por isso seu campo magnético é menor então sua interferência externa é menor,então com isso seu ruido é zero.Para que ele gere um alto ganho ele possui circuito pré amplificador sendo necessário uma bateria de 9 V pra alimentar o circuito.
Já os Stacked ão single coils de duas bobinas sobrepostas fazendo com que ele tenha muitas características boas de single coil sem aquele chiado característicos.Seus polos passam internamente pelas duas bobinas.
Os Parallel Coils são conhecidos aqui no Brasil por conta do Kiko Loureiro telo usado por muito tempo,sua característica é que possui dois polos para cada corda.
O P-90 Basicamente é um single coil em formato de humbucker
Os mini humbucker são capitadores formato single coils mas sua construção interna é semelhante a do humbucker,
Jazz Master possui uma bobina é parecido com o P-90,mas tem propostas de sons diferentes,assim também como os filtertrons entre outros semelhantes.
Conclusão é que são muitas variedades de capitadores e timbres,sua busca pelo timbre ideal pode vir através de referencias sonoras de guitarristas que você goste,primeiramente conhecer quais equipamentos eles usam,tipos de guitarras e quais capitadores,existem varias marcas de capitadores que fazem capitadores com características parecidas e seu visual também.
Não testei todos os tipos de capitadores mas já testei tive alguns e posso dizer que capitadores com capa metálica são mais graves que os de polos expostos que por sua vez trazem mais dinâmica aos seu som,e os de polos de lâminas tipo Blade você perde dinâmica também mas o campo magnético flui por igual sobre cada corda.Os capitadores ativos geram muito ganho mas só ficam legais com muita distorção pois o som limpo é opaco.
Meu intuito neste artigo de trés partes é na verdade te mostrar que você pode trocar o capitador da sua guitarra e ter um timbre fantástico de seu agrado levando em conta todas as informações técnicas absolvidas e não errar na compra.Quanto mais você souber sobre capitador melhor vai ser,pois você pode escolher a marca e modelo desejado levando em conta o preço,e o legal de tudo é você buscar sua própria personalidade musical,ou seja,seu próprio timbre e características sonoras de seu gosto.Espero ter ajudado e que tenham gostado,até o próximo artigo pessoal.