Olá pessoal agradeço a cada visita neste blog,e vamos hoje falar de um assunto de dúvida e muita polêmica na verdade,uma guitarra precisa do potenciômetro de tone?
Digo que se você controla dosagem de tom da sua guitarra ,sim ele é necessário,ou seja, ele filtra a quantidade de agudos e médios proporcionalmente e joga pro aterramento da guitarra.
Mas se você assim como eu só deixa o potenciômetro totalmente aberto te digo que particularmente prefiro sem ele no esquema elétrico da guitarra,ou seja,sem potenciômetro de tone sua guitarra te da um pouco mais de agudo quase imperceptível.
Note o fio de cor (azul),se você cortar ele ao meio e isolar cada ponta com fita isolante isso já é o suficiente pra desativar o seu tone.Você pode instalar uma chave pequena on-off,entre os dois fios,e desativar o tone quando quiser ,você perceberá a diferença que vai do gosto de cada músico,vejamos como instalar a chave:
Soldamos o fio que vem do potenciômetro de volume em uma das pernas da borda da chave,e o fio que vem do potenciômetro de tone na perna central da chave.Não recomendo furar a frente da guitarra antes de ter a certeza se usará os dois modos por estética do instrumento ,mas se gostou e vai usar os dois modos instale a chave na guitarra.
Se você gostou do modo sem tone mas quer deixa-lo só por estética é só isolar com fita as duas pontas ou retirar o fio completamente,agora se gostou do modo com tone é só emendar as pontas novamente ou trocar o fio e pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário