Social Icons

domingo, 30 de abril de 2017

Calibre de cordas ideal




             Quando se fala em timbre ideal para a guitarra ,logo pensamos.E se eu mudar o calibre das cordas da minha guitarra o timbre mudaria?Essa é uma dúvida que eu tinha a muitos anos atrás e experimentei desde 0.009 passando para 0,011 e até 0,012,mas utilizei bastante a 0,010,atualmente utilizo 0,009.O assunto de calibre de cordas deu o que falar na década de 80 quando perguntaram ao lendário Steve Ray Vaughan que espessura de corda ele usava.Ele disse:uso 0,013,usando uma stratocaster e pedal tubescreamer. Foi a partir dai surgiu o mito de que quanto mais grossa melhor será. Claro que quanto mais grossa maior é a ação dos capitadores da guitarra,ou seja,aumenta o volume por conta de facilitar o trabalho dos capitadores com um resultado de um timbre bem encorpado,mas também cordas grossas possuem seus contras.
            Afinações padrão Mi não responde bem a cordas muito grossas pois quanto mais a corda é grossa mais tensão ele terá,ou seja, a quantidade de vibrações será menor,consequentemente seu sustain será menor,alem de mais esforço pra tocar tanto pra uso de técnicas como ,bends e slides,vibratos,tremolos,harmônicos artificiais e outras,resultando em menos treinos e riscos de LER(lesão por esforço repetitivo).Em 1950 aproximadamente não existia corda de calibre menores como 0,010,0,009 e 0,008,então era comum caracteriscas de sons mais encorpados e graves.
         Algumas décadas depois tudo mudou quando guitarristas do Heaven Metal deram preferencias a encordoamentos 0,09,este tipo de corda facilita os agudos e gera maior vibração das cordas,melhorando resposta do instrumento,gerando uma certa agressividade ao som,que era o ideal para o rock 'n roll.
        Então é correto afirmar que quanto mais grossa a corda maior é o volume de saída e favorece um timbre encorpado e grave dando uma falsa impressão de maior sustain,sem muito brilho.E quanto mais fina a corda for favorece agudos e timbres magros com um pouco menos volume. Elas vibraram mais, que favorece o sustain mas se forem finas demais não terá muito volume de saída,que torna o sustain imperceptivel. Vamos conhecer as melhores aplicações de cada calibre.
        Falando primeiramente de guitarras com ponte tipo floid rose muitos guitarristas famosos usam cordas 0,009 e 0,008 ,pois as alavancadas possuem ação por molas,então quanto mais grossa mais dura será a alavancada,sem contar que pode arrastar os pivôs de sustentação da ponte pra frente ,danificando o corpo da guitarra sendo nescessario colocar pivôs grossos.Outro problema é que muitos tensores de guitarras baratas não conseguiram manter o braço do instrumento reto mesmo fazendo regulagem do tensor.
       Guitarras Les Paul e SG são favoráveis a cordas de médio calibre como 0,010 e 0,011,alem de possuírem ponte fixa ao corpo da guitarra e terem o braço mais grosso que guitarras de ponte floid rose e stratocaster.
       Mas dai vem uma pergunta.Levando tudo isso em consideração quando se aplica cordas mais grossas?A resposta é a seguinte,cordas mais grossas são usadas por guitarristas do estilo New rock que necessita de afinações mais baixas que a afinação padrão Mi.No caso de afinações C ou DB,afinações mais baixas que isso acho exagero.
       Conclusão pessoal minha é que quanto mais fina a corda mais ela favorece o uso de técnicas ,alem de aumentar o tempo de treino sem esforço já que são bem confortáveis e macias.Calibres 0,008 e 0,009 com estas características,
       Cordas acima de 0,011 a corda Sol vem encapada como as cordas Mi,Lá e Ré,o que dificulta a utilização de bends. Esses encordoamentos são usados mesmo só pra fazer Bases de riffs e arranjos em afinações baixas.Já as cordas 0,010 são ideias pra afinações padrão Mi com guitarra stratocaster, telecaster, Les Paul e SG,por serem mais encorpadas que as 0,09,mas não perde muito os agudos,então se você tem um desses modelos te indicaria calibre0,010.
        Vamos falar agora resumidamente pra você que tem duvidas de qual calibre usar.Primeiro leve em conta que estilo de musica você toca.Se você toca na noite estilos de musicas variadas o legal é usar 0,09 ou 0,010 no máximo.Se você toca em uma banda de New rock ou gêneros parecidos use cordas 0,011 ou 0,012 levando em conta que se você for usar a mesma guitarra pra solos ideal é 0,011com afinação em C por exemplo.Sua tensão será como se estivesse tocando com encordoamento 0,009,sem agredir o instrumento,agora se você méscla entre guitarra dropada e afinação padrão então use a 0,010.
        Neste Artigo eu realizei esses testes com todos esses encordoamentos e afinações mencionadas,tudo acima foi uma conclusão de experiencias minhas,levando em conta que talvez você possa ter opiniões diferentes ,mas meu intuito é ajudar a cada pessoa que esta na dúvida de mudar ou não o calibre das cordas,e qual é a vantagem e aplicações de cada qual.
       OBS:cada vez que se troca o calibre do instrumento é necessário todo um processo de adaptar o instrumento,com regulagem de tensor ,altura de cordas,regulagem de oitavas,entre outros ,pra não danificar o instrumento,Aqui neste blog possui essas dicas e técnicas para tais regulagens.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Blogger Templates