Um instrumento com um Braço desempenado prejudica e muito você que é músico sabia?
Imagina aquele braço com as cordas muito altas que faz com que sua técnica musical não seja expressada como o esperado,dedos,pulso e seu braço doem de tanto esforço, pode até te levar a ter uma LER (lesão por esforço repetitivo),ou imagina que seu instrumento não tem um som legal,as notas não duram.Foi por isso e outros motivos que vamos hoje aprender a desempenar e regular braços de instrumentos de cordas.
O braço desse violão esta curvado a frente formato de (U).mais alguns exemplos:
Diagnostico é posicionar seu instrumento de modo que a escala fique virada pra cima e posicionando uma régua de 50 cm ou régua de metal observe a face da régua encostando em todos os trastes,feito isso você pode notar que alguns trastes não encostaram assim consegue-se notar o grau de curvatura e vá ajustando o tensor e conferindo com a regua ela será seu gabarito,veja abaixo:
Agora coloque seu instrumento em um apoio ,na mesa ou na cama e deixe o headstock conforme abaixo pra poder manusear ferramentas.
Aquele é a (bala) do tensor ali vai uma chave allen numero 4 na maioria dos instrumentos,outros como o violão a bala esta dentro da boca do violão.
Algumas guitarras possuem a bala do tensor deste mesmo lado.
De qualquer forma o principio é o mesmo ,as vezes muda o sentido de giro da chave.
Coloque a chave allen na bala do tensor conforme abaixo:
Apertar no sentido horário ele concerta o efeito Côncavo,e chave no sentido anti horário se conserta o Convexo,lembrando que não funciona assim pra todos instrumentos ,já que foram construídos com o tensor ao contrário,vale também falar que sempre gire a chave 1/4 de voltas e vá olhando o resultado.
Assim que o braço ficar reto. Afine o instrumento e será necessário um leve ajuste.
Sempre use mesmo calibre de encodamentos ,caso mude o calibre será necessário um novo ajuste e jamais deixem os instrumentos sobre calor ou umidade.
OBS:Pode se análizar o grau do empeno com uma régua sobre a escala do instrumento,mas não recomendo ,porque esta vai sobre os trastes e não sobre a escala e os trastes não são colocados por iguais pode gerar uma falsa interpretação da condição do instrumento.
economia de 150 R$
ResponderExcluir