Primeiramente pra falar de capitadores é preciso entender que basicamente existe dois tipos que são:
1- single coil
2-humbucker
Os single coil são capitadores de bobina única podendo ter uma haste externa para cada corda,um imã único em barra ou podendo ser que as próprias hastes são imãs(chamados de polos),neste caso são hastes de alnico,e no caso da barra única geralmente é cerâmica.O single coil apresenta um chiado característico pela bobina única e característica é um som alto e instalado com bastante brilho e frequências bem definidas seu ganho pode ser moderado ou baixo.Normalmente utilizado nas guitarras de marca Fender,Tagima ,Ibanez entre outras marcas,nos modelos stratocaster e telecaster.
Os humbucker são formados por duas bobinas basicamente com hastes metálicas podendo ser ajustadas ou não e barras cerâmicas ou de alnico entre as bobinas.Um engenheiro contratado pela Gibson fez uma excelente descoberta ao aperfeiçoar os produtos da marca.Ele descobriu que se colocarmos em serie duas bobinas com fases invertidas com imã de polaridade opostas,acontece um cancelamento de fases,ou seja,elimina o chiado caracteristico existente em single coils,a partir dai surgiu o humbucker.
Dono de um timbre encorpado e menos brilho,não possui um som estalado pois é um pouco comprimido se comparado ao sigle coil,em contra partida é mais potente que single coils. Geralmente utilizados em guitarras Gibson,modelos Les Paul,SG,também utilizadas em Ibanez ,Jackson,LTD,Tagima entre muitas outras marcas.
Agora podemos subdividir os capitadores em mais quatro etapas que é tipo de revestimento do fio da bobina ,bitola do fio,comprimento do fio e tipo de imã;
Tipos de imã;
Existem quatro tipos de imãs,mas comumente são usados dois tipos.Os de alnico e os cerâmicos
porque o que interessa de verdade é o timbre que cada músico deseja como resultado final,levando em consideração que cada material apresenta uma força magnética diferente alguns humbuckers foram construídos com três barras de imã cerâmico para gerar muito ganho.
Alnico é um tipo de imã muito usado em capitadores tanto single coil como em humbucker,suas características são de um timbre com bastante brilho e definição, harmônicos gritantes,graves macios e médios/agudos acentuados e com muita dinâmica, indicado para um timbre vintage.O alnico é uma liga magnética composta por Alumínio,Níquel e Cobalto,acrescido de Cobre,Titânio e Ferro a porcentagem de cada elemento pode classificar a força do imã ex:II,III,IV e V representado por números Romanos.
Os II e V são os mais utilizados sendo que o II é mais fraco que o V,tem menos ataque e mais médios,o V possui grave e agudos mais definidos e ataques rápidos.
O III é mais fraco que o II,o IV nunca vi um capitador com este tipo,sendo então III e IV por não ser muito comum e capitadores não tenho as reais informações,
Ferrite(conhecido como cerâmico) a principio nasceu como uma alternativa de baixo custo em relação ao alnico,possuem um timbre grave e encorpado de alto ganho,os agudos soam comprimidos,o grave e médio soam denso,São feitos da combinação de Ferro e Estrôncio concebidos em uma solução pastosa e colocados em formas e levado ao forno, depois cortados.
Neodímio é um poderoso imã de terras raras construido de Neodímio,Ferro e Boro,mas muito frágil geralmente é usado na fabricação de alto falantes.
Samário Cobalto assim como o Neodímio vem de terras raras,é mais potente que Alnico e Ferrite utilizados em alguns capitadores como Fender scn(Smarium Cobalt noiseless).As ligas de terras raras como esse resulta em um imã cinco vezes mais forte que qualquer outro material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário