Altura dos capitadores da guitarra é a distancia dos polos do capitador em relação as cordas,ou proximidades se preferirem.Mas de que forma isso afeta no som do seu instrumento?
Para isso devemos intender que a afinação da guitarra esta em 440 Hz,ou seja,sua corda vibra 440 vezes por segundo em cima dos polos de um capitador de guitarra.
Então é correto afirmar que seria o mesmo principio de uma usina hidrelétrica,que aproveita a energia potencial de um rio,ou seja,aproveita o movimento de caída da aguá pra fazer girar as turbinas,que transforma energia potencial(queda da aguá ou movimento)em energia mecânica (gira as turbinas),as turbinas conectadas a um gerador,gera a energia elétrica que usamos em nossa casa em uma frequência de 60 Hz,bem resumidamente.
Podemos entender da mesma maneira com nossa guitarra ,ao tocar a guitarra simplesmente geramos movimentos das cordas que é energia potencial,ou podemos também entender como energia mecânica. Ao fazer com que a corda vibre(tocando a guitarra), e por sua vez entra o trabalho do capitador que é de gerar tensão elétrica pela indução magnética. O capitador elétrico possui um imã envolto por bobinas de cobre,quando as cordas entram em vibração ocorre alterações no campo magnético do capitador gerando energia elétrica de baixa voltagem,transformada em sinais que são amplificados (pelos amplificadores de guitarra) gerando o timbre da guitarra.
É correto dizer que a altura do capitador em relação as cordas pode influenciar todo o resultado final para seu timbre,eu costumo dizer que o distancia ideal é de 2,5 a 4,5 mm, isso falando sempre do capitador da ponte,e a teoria é a seguinte quanto mais próximo as capitadores estiverem das cordas ,menos vibrações as cordas vão ter ,porque o imã do capitador é capaz de freiar as vibrações das cordas,isso faz com que haja mais microfonias e faz com que o capitador responda mais agressivamente no timbre.Na pratica te da a sensação de que o capitador esta potente e com mais médios agudos favorecendo os harmônicos artificiais,mas na verdade é só uma ilusão já que esta afetando negativamente quando fora das tolerâncias de regulagem.
Quando o capitador esta com distancia maior em relação as cordas ,ou seja acima de 4,5,o capitador não freia a vibrações das cordas mas também ele não esta capitando todo o felling do guitarrista,alem de gerar um som mais opaco e grave,embolando todo o som da guitarra.
Posso então dizer que é necessário primeiro regular a altura do capitador da ponte com as tolerâncias entre 2,5 a 4,5 ou arredondando de 3 a 5 mm no máximo,lembrando que quanto mais próximo de 3mm a resposta final do timbre é um som aberto e definido e puxando os médios,já mais próximo de 5mm um pouco mais grave o timbre.
Depois de regular o ideal para a ponte, regule o do braço e do meio de maneira que o volume dos capitadores se igualem,então quanto mais distantes eles ficarem das cordas menor sera o volume ,lembrando que os capitadores do meio e do braço não podem ter mais volume do que o da ponte,e ao regular o capitador da ponte também tem que se lembrar que os capitadores do braço e do meio não podem ficar muito distantes da corda para não afetar o timbre,então o correto é deixar a altura do capitador da ponte com 3mm para que os demais capitadores não fiquem em desvantagem no timbre.